Se quer se destacar com algo diferente, seja uma pessoa diferente!
Seja lá qual for o seu objetivo, se é fazer carreira em uma média/grande empresa, se é abrir a tua própria empresa, aproveite e comece desde já a pensar como pensa uma pessoa vencedora: não espere pelos outros, faça a sua parte. Não critique se não for apresentar uma solução melhor. Dê sugestões de melhorias! Proponha você mesmo colocá-las em prática imediatamente, e se os resultados forem ruins, volta-se ao estado atual. E se os resultados forem bons? Parabéns! Você cresceu!
Do mesmo modo, não espere ser recompensado pelas outras pessoas: Você tem o poder de se auto recompensar, de se parabenizar.
Acredito que temos capacidade infinita de realizarmos o que quisermos, guardadas as proporções: quer ser um astronauta? É possível e Você vai ter que estudar muito para chegar lá. Eu acredito que é possível, não que será FÁCIL. De qualquer modo, quanto antes Você começar, mais rápido chegará o dia em que você se tornará aquilo que desejou ser.
Aliás… Você sabe o que quer ser? Quem Você é hoje? Você está satisfeito com a tua vida hoje? Se não estiver satisfeito, penso que Você pode começar a pensar em quem Você quer ser daqui a 10 anos e traçar um plano para chegar lá.
Certa vez li um estudo realizado nos Estados Unidos, pela Universidade de Scranton, onde 41% das pessoas definem objetivos de vida a cada ano e somente 9,2% delas realmente colocam suas ações em prática com sucesso.
O estudo mostra também, que do total das pessoas que definem suas metas, 72,6 % mantém suas resoluções apenas até a primeira semana do ano e 68,4% mantém até as duas primeiras semanas. A maioria desiste!
Isso explica o baixo percentual de pessoas de sucesso que temos no mundo. Não é somente porque tiveram sorte. Elas foram RESILIENTES nos objetivos e sonhos, ultrapassando obstáculos e a própria mentalidade.
Quando eu identifico que uma situação ou hábito que eu estou mudando começa a ser “sabotado” por mim mesmo, eu revejo os objetivos, reforço meus princípios e começo novamente.
Por que as pessoas desistem rápido das ideias?
Talvez a homeostase explique. Homeostase é a propriedade de um sistema de manter-se no mesmo estado. Se Você perde peso e não persiste, volta ao peso anterior. Se Você começa a mudar um hábito e não persiste até que sinta que aquele novo hábito é verdadeiramente agradável, a homeostase faz com que volte ao hábito anterior. Biologicamente, a homeostase é quem nos mantém vivos, regulando pressão, pH, ciclos do nosso corpo e os hábitos. É como uma força que nos puxa para o estado de permanente zona de conforto. É ruim? Não sei.
Eu acredito na linha que diz que devemos estar permanentemente na frente da zona de conforto, em constante movimento. Essa é a “homeostase” que eu busco: constante aprimoramento e aprendizado.
Um dos pilares que eu uso para ajudar na resiliência é o “código de conduta/ética”, um conjunto de princípios que são levados a sério acima de tudo, trazendo o "norte" para os momentos em que penso em pensar de forma instintiva.
Constantemente avalio os meus indicadores e vejo que estamos trilhando no caminho certo!
"Prefiro o desafio de buscar oferecer o melhor à optar pelo caminho mais fácil de ser o mais barato. Quero uma vida longa e útil; não apenas uma aventura!"
Cristhiano Fonseca - CEO da Trusttech
Comments