Época de maiores vendas se aproximando e os lojistas novamente preocupados com o abastecimento ideal para os seus negócios. Uma boa gestão de estoque certamente ajudará e será decisiva para a maximização das vendas.
Abaixo apresentamos alguns pontos importantes para o planejamento e gestão eficaz do seu estoque:
Como posso definir uma gestão eficaz de estoque?
Possuir quantidades suficientes para cumprir com envios imediatos aos Clientes;
Possuir condições de acompanhar e ter acuracidade do estoque;
Poder confiar nas informações de estoque apresentadas pelo sistema (programa de PDV) utilizado;
Maximizar os lucros ou minimizar o investimento total no estoque;
Satisfazer as expectativas dos Clientes sobre a disponibilidade do produto.
O que você deve evitar?
Anunciar um produto que não tenha em estoque para envio imediato;
Falta de informação atualizada de estoque (ausência de inventários);
Dificuldade em encontrar o produto no local de armazenamento (estoque desorganizado e produtos sem identificação);
Excesso ou falta de produtos;
Recebimento de produtos em horários impróprios;
Ausência de conferência dos produtos recebidos de fornecedores ou transferências entre filiais.
Como fazer um bom planejamento?
Evite anúncios de produtos com pouco estoque ou grade furada. Isso evita a insatisfação de seus clientes e impacto negativo em sua reputação;
Realize inventários periódicos para manter suas informações no sistema atualizadas. Recomendamos realizar um inventário antes e um depois do Natal, possibilitando uma apuração mais exata de possíveis perdas durante o período;
Tenha estoque suficiente para atender as vendas de uma semana ou mês;
Priorize a compra com fornecedores confiáveis, garantindo as entregas nos prazos acordados (evite entregas atrasadas nos dias antecedentes ao Natal);
Defina horário para recebimento de produtos nas lojas. Geralmente aconselhamos que os recebimentos sejam feitos no turno da manhã;
Dê atenção especial para a conferência dos produtos recebidos (etiqueta com código de barras correta e suas respectivas quantidades). Uma conferência mal feita resultará em entrada indevida de produtos no sistema, causando a distorção das informações e possível perda de vendas;
Organize estrategicamente os produtos para facilitar a localização;
Evite deixar produtos sem a etiqueta de identificação (código de barras).
“Planejar e administrar bem o estoque é fator essencial para o sucesso das suas vendas.”
Cristhiano Fonseca - CEO da Trusttech
Comentarios