top of page
Foto do escritorCristhiano Fonseca

Planeje seu estoque para as vendas


Época de maiores vendas se aproximando e os lojistas novamente preocupados com o abastecimento ideal para os seus negócios. Uma boa gestão de estoque certamente ajudará e será decisiva para a maximização das vendas.

Abaixo apresentamos alguns pontos importantes para o planejamento e gestão eficaz do seu estoque:

Como posso definir uma gestão eficaz de estoque?

  • Possuir quantidades suficientes para cumprir com envios imediatos aos Clientes;

  • Possuir condições de acompanhar e ter acuracidade do estoque;

  • Poder confiar nas informações de estoque apresentadas pelo sistema (programa de PDV) utilizado;

  • Maximizar os lucros ou minimizar o investimento total no estoque;

  • Satisfazer as expectativas dos Clientes sobre a disponibilidade do produto.

O que você deve evitar?

  • Anunciar um produto que não tenha em estoque para envio imediato;

  • Falta de informação atualizada de estoque (ausência de inventários);

  • Dificuldade em encontrar o produto no local de armazenamento (estoque desorganizado e produtos sem identificação);

  • Excesso ou falta de produtos;

  • Recebimento de produtos em horários impróprios;

  • Ausência de conferência dos produtos recebidos de fornecedores ou transferências entre filiais.

Como fazer um bom planejamento?

  • Evite anúncios de produtos com pouco estoque ou grade furada. Isso evita a insatisfação de seus clientes e impacto negativo em sua reputação;

  • Realize inventários periódicos para manter suas informações no sistema atualizadas. Recomendamos realizar um inventário antes e um depois do Natal, possibilitando uma apuração mais exata de possíveis perdas durante o período;

  • Tenha estoque suficiente para atender as vendas de uma semana ou mês;

  • Priorize a compra com fornecedores confiáveis, garantindo as entregas nos prazos acordados (evite entregas atrasadas nos dias antecedentes ao Natal);

  • Defina horário para recebimento de produtos nas lojas. Geralmente aconselhamos que os recebimentos sejam feitos no turno da manhã;

  • Dê atenção especial para a conferência dos produtos recebidos (etiqueta com código de barras correta e suas respectivas quantidades). Uma conferência mal feita resultará em entrada indevida de produtos no sistema, causando a distorção das informações e possível perda de vendas;

  • Organize estrategicamente os produtos para facilitar a localização;

  • Evite deixar produtos sem a etiqueta de identificação (código de barras).

“Planejar e administrar bem o estoque é fator essencial para o sucesso das suas vendas.”


Cristhiano Fonseca - CEO da Trusttech

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page